Por que diversidade e inclusão são temas prioritários no mundo corporativo?

Uma das principais tendências no mercado de trabalho hoje é a promoção da diversidade e inclusão no ambiente corporativo. Os millennials e a geração Z estão chegando nas empresas e ocupando cargos de liderança, reivindicando mudanças na gestão de pessoas. Esses jovens são preocupados com a sustentabilidade; altamente engajados, conectados, inovadores, criativos e ágeis; e também abertos à diversidade. Esses são os perfis que estão moldando grandes organizações, até mesmo as mais tradicionais, pela necessidade de manifestar posicionamentos e visões de mundo. São pessoas, inclusive, que são mais ligadas com o envolvimento do propósito de trabalho do que com o fato de estarem empregados.

Entretanto, no Brasil, ainda encontramos pouca diversidade nas empresas. Isso fica claro quando olhamos para os cargos altos das organizações. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ethos com as 500 maiores empresas aponta que elas ocupavam 14% dos cargos executivos em 2010 e 22% nas gerências. O mesmo levantamento sugere que pessoas negras ocupam apenas 6,3% de cargos na gerência e 4,7% no quadro executivo. A presença de mulheres negras é ainda menor: dentre as empresas, elas preenchem apenas 1,6% das posições na gerência e 0,4% no quadro executivo.

A exclusão é acentuada quando olha-se para o mercado de trabalho, pois o perfil ainda conservador e carregado de vieses inconscientes gera uma série de impactos que causa falta de representatividade nas empresas. Esses fatores serão muito mais marcantes quando falarmos sobre comunidade LGBTI+ no mercado de trabalho.

Pensamentos ensinados através de gerações sobre como a sexualidade e orientação de gênero devem ser tornam as pessoas hostil com qualquer grupo que queira fugir do padrão de vida estipulado, como é com a comunidade LGBTI+. Acima de qualquer coisa, o grupo dos LGBTI+ é composto por pessoas que, como qualquer outro, precisam trabalhar, mas que são muita das vezes discriminados antes mesmo de conseguir um emprego. Se conseguem uma vaga, não é incomum com que essas pessoas não mencionam sua orientação sexual ou de gênero dentro do ambiente corporativo, por medo de discriminação.

O conceito de diversidade, segundo a AACSB Internacional (The Association to Advance Collegiate Schools of Business), engloba

“ (…) interesse, inclusão, aceitação e respeito … Significa reconhecer e se envolver com as diferenças individuais. Estas podem ser as dimensões de gênero, raça, etnia, orientação sexual, status socioeconômico, idade, habilidades físicas, crenças religiosas, crenças políticas ou outras ideologias. Os valores de diversidade e inclusão promovem a exploração dessas diferenças em um ambiente seguro e solidário, onde os membros da comunidade vão além da tolerância para buscar e celebrar as dimensões ricas da diversidade e as contribuições que essas diferenças fazem para a educação empresarial inovadora, comprometida e impactante.

Conseguir manter a missão, visão e valores da sua empresa sem ferir alguém pode parecer um grande desafio quando paramos para refletir como a socialização do mundo foi feita com base de estereótipos e preconceitos com determinados grupos, contudo é possível com um corpo técnico eficiente de trabalho que coloca foco e energias em produzir um resultado final grandioso.

Existe uma comunidade forte e independente com a missão de transformar o mundo em um lugar melhor. Essa é a TODXS, uma startup social com a missão de empoderar a comunidade LGBTI+, educando a sociedade e transformando o Brasil em um país verdadeiramente inclusivo. Uma das nossas frentes de atuação é o trabalho de engajado para promoção de mudanças comportamentais dentro das empresas dando foco em resultados que promovem e valorizem a diversidade com estratégia competitiva.

Diversos estudos de instituições importantes afirmam e comprovam que o empenho institucional de consultoria gera saldos positivos economicamente e socialmente, como a atração e retenção de melhores talentos; ganhos em inovação e criatividade; aumento do engajamento das equipes; melhoria do clima organizacional; retorno positivo em termos de imagem e reputação.

Entre em contato com a TODXS e saiba mais sobre o trabalho de consultoria voltado para a diversidade e inclusão. Escreva para: info@todxs.org.

*Texto construído em conjunto com Gabriela Melo, Consultora de Gente e Gestão e Ananda Cantarino, Consultora de Diversidade e Inclusão da TODXS

Compartilhe:

Facebook
Pinterest
LinkedIn
Arco-18

Arco nas redes

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categories

Postagens relacionadas